07/01/2022 08:44:00

Infecções por Covid-19 aumentaram em 70% no mundo, mas mortes diminuíram, segundo OMS

Redação RedeTV!

Alta e queda se dão por conta da variante Ômicron e da vacinação, respectivamente

(Foto: AP)

O boletim epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que as infecções por covid-19 no mundo aumentaram 70% na semana passada, mas o número de mortes diminuiu em 10%.

Ainda de acordo com o documento, entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, 9,5 milhões de pessoas foram contaminadas pelo coronavírus, número que quase duplica os recordes anteriores. No mesmo período, 41 mil pessoas morreram, é a quarta semana em queda.

Atualmente, a Europa voltou a ser o epicentro da pandemia por conta da variante Ômicron, que é mais transmissível que as demais cepas. Caso o ritmo de infecções se mantenha, o continente pode superar a América em números de casos confirmados: 103 milhões e 104 milhões, respectivamente.

Na África, onde foi detectada a Ômicron pela primeira vez, as infecções subiram 7%, mas as mortes cresceram em 22%. A situação é diferente no continente, pois a taxa de vacinação dos países ainda é menor quando comparada com outros no mundo.

De acordo com a OMS, apesar da nova variante ser de grande preocupação por conta de sua alta transmissibilidade, ela é menos maligna que a Delta, por exemplo. Os casos, em sua maioria, têm se mostrado assintomáticos ou com sintomas mais leves.

Entretanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alerta que os cuidados devem ser mantidos e que ainda que a Ômicron se mostre menos grave, especialmente em pessoas vacinadas, não podemos classificá-la como “ligeira”.

Veja também!

>>>Brasil registra primeira morte por Ômicron

>>>SP vai exigir comprovante de vacinação para todos os eventos na cidade

>>>Ponte desaba durante temporal na cidade de Barretos, SP

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários