17/05/2021 14:45:00 - Atualizado em 17/05/2021 15:38:00

Frascos da vacina Coronavac rendem menos que 10 doses, diz COSEMS-SP

Redação/RedeTV!

A avaliação foi realizada durante as atividades já implementadas para a Campanha de vacinação contra Covid-19 

(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

Uma avaliação sobre a aspiração da vacina Coronavac realizada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), com apoio do Observatório Covid-19 BR, apontou que 44,4% dos frascos analisados renderam menos que as 10 doses, preconizadas pelo Instituto Butantan, fabricante e distribuidor da vacina. A experiência contou com participação de profissionais de nove municípios.

Cada um dos nove municípios indicou uma enfermeira para se responsabilizar pela avaliação nos postos de vacinação já existentes. A análise contou com os municípios: Araçatuba, Araraquara, Cravinhos, Descalvado, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mogi Mirim, Santana do Parnaíba e Votorantim.

A avaliação foi realizada durante as atividades já implementadas para a Campanha de vacinação contra Covid-19 em cada um dos municípios participantes, ou seja, sem nenhuma interferência no processo de trabalho, num ambiente real de vacinação. Houve a supervisão de um profissional enfermeiro e os insumos utilizados para a aspiração foram os mesmos que já vinham sendo utilizados. Apenas um município utiliza seringas e agulhas adquiridas, os demais utilizam as enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP).

A vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) é realizada pelos municípios: pelas equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com apoio dos profissionais da Vigilância em Saúde. Cada vacina aplicada envolve um complexo processo com atribuições próprias do Programa Nacional de Imunização (PNI), do MS, do Centro de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria de Estado da Saúde, e de cada município, responsável pelas campanhas de vacinação, mas também pela vacinação de rotina, em conformidade com o calendário de vacinação do SUS.

Diante do resultado da avaliação, o COSEMS/SP comunicou formalmente o Secretário de Estado da saúde e o Diretor do Instituto Butantan, solicitando providências, com o objetivo de sanar este problema o mais rápido possível, pois o número menor de doses influencia diretamente nas aplicações das vacinas nas unidades de Saúde.

Veja também!

>>>Fiocruz deve receber nova remessa de IFA no sábado (22)

>>>Covid-19: São Paulo reinicia vacinação de grávidas e puérperas

>>>Após morte de Covas, Ricardo Nunes assume Prefeitura de São Paulo

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários