28/06/2021 14:39:00

Estudo indica que há 20 mil anos humanidade enfrentou epidemia de coronavírus

O novo estudo, publicado na revista Current Biology, sugere que um antigo coronavírus atingiu o Leste Asiático por muitos anos

(Foto: Pixabay)

Pesquisadores encontraram evidências de que uma epidemia de coronavírus atingiu o Leste Asiático há cerca de 20 mil anos. Naquela ocasião, o vírus foi devastador o suficiente para deixar uma marca evolutiva no DNA das pessoas vivas atualmente. O estudo foi publicado na última quinta-feira (24) pela revista científica Current Biology.

Os cientistas notaram, através do estudo, que a epidemia atingiu áreas que hoje correspondem a China, Japão, Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Taiwan.

À época, enquanto a doença se alastrava, uma seleção natural evolutiva acabou ‘favorecendo’ genes humanos com mudanças adaptativas favoráveis.

Possivelmente, essa ação fez com que a enfermidade atingisse a população de modo menos grave no decorrer do tempo, segundo o professor da Universidade do Arizona Kirill Alexandrov em comunicado.

"O genoma humano moderno contém informações evolutivas que remontam a dezenas de milhares de anos, assim como estudar os anéis de uma árvore nos dá uma visão das condições que ela experimentou enquanto crescia", compara Alexandrov.

O professor ainda disse que outro desdobramento importante dessa pesquisa é a capacidade de identificar vírus que causaram epidemia no passado distante e podem causar no futuro.

>>> Bolsonaro participa de ato com motociclistas em Chapecó