11/05/2021 12:34:00

Estudo diz que inflamação é a causa da perda do olfato em pessoas com covid-19

Redação/RedeTV!

O estudo foi conduzido com pacientes com covid-19 e complementado com testes em um modelo animal

(Foto: Divulgação/John Hopkins University)

Cientistas do Institut Pasteur, do CNRS, Inserm, Université de Paris e da Rede de Hospitais Públicos de Paris (AP-HP) determinaram os mecanismos envolvidos na perda do olfato em pacientes infectados com SARS-CoV-2 em diferentes estágios da doença. Essas descobertas foram publicadas na revista Science Translational Medicine.

O estudo foi conduzido com pacientes com a doença e complementado com testes em um modelo animal. Este estudo demonstra que os esfregaços nasofaríngeos podem apresentar resultados negativos por RT-qPCR padrão, mesmo se o vírus ainda estiver presente na parte posterior das cavidades nasais. O diagnóstico de SARS-CoV-2 por escovação nasal pode ser considerado, além do esfregaço nasofaríngeo para o teste de PCR em pacientes com perda do olfato.

Este estudo demonstra que a perda do olfato também é causada pela deterioração do órgão sensorial na parte posterior das cavidades nasais. " Observamos que o SARS-CoV-2 infecta não apenas os neurônios sensoriais, mas também o nervo olfatório e os centros nervosos olfatórios do cérebro ", comenta Pierre-Marie Lledo, cientista do CNRS, chefe da Unidade de Percepção e Memória (Institut Pasteur / CNRS), e coautor do estudo.

Veja também!

>>> Governo cria Secretária Extraordinária à covid-19

>>> Trabalhadores nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial

>>> Inflação oficial fica em 0,31% em abril, diz IBGE

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários