31/07/2015 16:39:00 - Atualizado em 31/07/2015 20:36:00

Depois do 'selfie' e do 'belfie', 'brelfies' buscam conscientizar para a importância da amamentação

Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Instagram)

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 e 7 de agosto, é focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança e tem como objetivo principal promover a amamentação ao redor do mundo. Criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha acontece em 120 países diferentes e, no Brasil, o Ministério da Saúde 'adotou' a divulgação do tema apenas em 1999.

Aproveitando a semana em prol da amamentação, muitas mulheres manifestam suas opiniões publicando 'brelfies' em suas redes sociais, lutando contra a discriminação feita àquelas que costumam amamentar em público. O termo 'brelfie’ nasceu da combinação entre as palavras "selfie" e "breastfeeding" (amamentar, em tradução livre) e é cada vez mais usado por mulheres do mundo todo. 

De acordo com site inglês Nemums, uma em cada cinco mulheres britânicas já publicou uma foto durante a amamentação em seu Facebook, Twitter ou Instagram. 

Antes de algumas campanhas (grandes ou não) serem divulgadas, as redes sociais bloqueavam contas ou boicotavam esses tipos de fotos. Em Junho de 2014, a hashtag #FreeTheNipple foi lançada, fazendo com que o Facebook, por exemplo, 'aderisse' à neutralidade quanto ao assunto.  

Segundo a pediatra Dra. Débora Tolaini, a aleitamento materno reduz a mortalidade por doenças infecciosas, o aparecimento de alergias e protege contra doenças do tipo: linfoma, leucemia, retocolite ulcerativa, dentre muitas outras nos primeiros anos de vida do neném. Por conta dos inúmeros benefícios do aleitamento materno, é comprovada a redução da mortalidade infantil. No Brasil, por exemplo, em 14 municípios da Grande São Paulo, a estimativa média de impacto da amamentação sobre o Coeficiente de Mortalidade Infantil foi de 9,3%, com variações entre municípios de 3,6% a 13%. (Escuder; Venâncio; Pereira, 2003). "O leite de vaca, logo nos primórdios da vida do bebê pode causar Diabetes Mellitus tipo I. Sem contar que a melhor qualidade de vida na fase adulta, caso haja o aleitamento materno durante o período indicado, é enfaticamente comprovada", afirma a Doutora.

Há quem pense que a moda das 'brelfies' ajuda a espalhar a ideia e a importância da amamentação. Mas, para a Dra. Débora, além das fotos, "o que realmente dissemina a importância desse ato é a busca pela informação por parte das mães e a ajuda dos profissionais da saúde com as orientações. Essas imagens, de fato, ajudam. Mas, a informação e a conscientização são primordiais", finaliza a médica, formada pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) e atualmente cursando pneumologia pediátrica na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Celebridades como Gisele Bündchen e Olivia Wilde aderiram ao movimento e aparecem, sem problema algum, em suas redes sociais, amamentando seus herdeiros. 


(Foto: Reprodução/Instagram)

Recomendado para você

Comentários