14/02/2019 15:17:00 - Atualizado em 14/02/2019 15:24:00

Corpo feminino bloqueia espermatozoides fracos, diz estudo

(Foto: Pixabay)

O organismo feminino impede que os espermatozóides mais fracos cheguem ao óvulo. A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, as evidências dessa "seleção feminina" foram descobertas por meio de testes com modelos de pequena escala e simulações em computador, que utilizaram espermatozoides de homens e touros para fazer as comparações - no trajeto do colo do útero até o óvulo.

O estudo mostrou que os "nadadores" mais fortes, chamados de estenoses, tinham mais chances de atravessar pontos estreitos (como a pequena abertura do útero para as tubas uterinas) e chegar ao alvo. Enquanto isso, os mais fracos acabaram pegos nas correntes e empurrados para trás.

Para o químico e principal autor do estudo, Alireza Abbaspourrad, isso demonstra que "o efeito geral dessas restrições é evitar que os espermatozoides mais fracos passem, além de selecionar espermatozoides com maior mobilidade".

"Se você olhar para a anatomia do sistema reprodutivo em mamíferos, verá que as dimensões do canal que leva ao óvulo não são constantes. Em alguns pontos é extremamente estreito, para que apenas alguns espermatozoides passem, enquanto outros falham", afirmou Abbaspourrad no estudo publicado na periódico científico Science Advances

Para o professor de andrologia Allan Pacey, da Universidade de Sheffield, as conclusões fazem um "perfeito sentido biológico e ajudaria a explicar como o sistema reprodutivo feminino é capaz de garantir que os melhores espermatozoides cheguem ao óvulo".