19/01/2022 13:04:00 - Atualizado em 19/01/2022 13:04:00

Brasileira que descobriu 25 asteroides pretende dar "treinamento" nas redes sociais para caçar objetos espaciais

Isabelle Castelo/Redação RedeTV!

Verena recebeu medalhas, certificados e troféu do ministro Marcos Pontes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(Foto: Arquivo Pessoal)

A jovem estudante brasileira Verena Paccola, de 22 anos, foi premiada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ao descobrir 25 asteroides e relatar o feito à Nasa.

Em entrevista à Redação da RedeTV!, Verena conta que depois de passar por um treinamento com cientistas da agência espacial dos Estados Unidos (NASA, sigla em inglês), ela passou a receber pacotes de imagens capturadas por um telescópio no Havaí. “São quatro imagens piscadas em sequência para mim. Elas são tiradas com diferença de segundos entre cada uma. Então, eu via se tinha alguma coisa se movendo”, explicou a estudante.

Verena fazia uma análise numérica quando percebeu movimento nas imagens recebidas. As imagens estudadas, por sua vez, facilitavam o processo de identificação para distinguir se o objeto era ou não um asteroide.

Os diversos relatórios produzidos pela jovem eram encaminhados para a Universidade de Harvard, já que a instituição é o centro internacional que analisa os objetos espaciais.

Depois de examinado, Verena recebia as respostas em relação às suas pesquisas e, partir disso, 25 asteroides foram encontrados. Classificado como “asteroide fraco”, um dos achados da estudante faz parte de um grupo de objetos que podem colidir com a Terra. A Nasa, na ocasião, estuda a dimensão e a órbita do objeto para ver se há algum tipo de risco.

Após as descobertas, Verena diz que pretende continuar “caçando” asteroides. A jovem ainda busca, por meio de suas redes sociais, treinar e criar equipes de pessoas interessadas no assunto. Ela ainda conta que um de seus desejos para o futuro é poder nomear dois asteroides com os nomes de sua mãe e avó. “Me criaram sozinha a vida inteira e merecem essa homenagem”, afirmou.

>>>Governo inicia pagamento do Vale-Gás; veja o calendário