22/01/2021 16:46:00 - Atualizado em 22/01/2021 16:47:00

Anvisa aprova uso emergencial de novas doses da Coronavac

Redação/RedeTV!

Agência já havia liberado lote produzido na China

(Foto: Anvisa)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das 4,8 milhões de doses da Coronavac envasadas no Instituto Butantã, em São Paulo. A agência já havia liberado 6 milhões de unidades do lote produzido na China.

ÀS 16h30 desta sexta-feira (22) quatro diretores já haviam votado a favor da liberação, sendo maioria suficiente para decisão. Outros dois diretores ainda não votaram.

O processo é o mesmo que aconteceu no domingo (17), quando o corpo diretor da agência liberou o uso das doses feitas na China. Para a nova autorização foi feito um novo pedido.

“Tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento do número de casos, ausência de alterativas terapêuticas, específicas para a Covid, recomendamos a aprovação dessa vacina nessas condições, mas com monitoramento das incertezas”, disse Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

“Se essas 10 doses não forem utilizadas em até 8 horas, nós não conseguimos garantir a integridade e a pureza da vacina. Então, além de determinar esse prazo de até 8 horas para que a vacina seja utilizada, a nossa preocupação é que as técnicas assépticas para manuseio estejam atentas para que não haja qualquer risco de contaminação desse frasco durante o uso”, completou.

Veja também!

>>> Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde desta sexta ao Rio

>>> Bolsonaro rebate críticas sobre diplomacia no Brasil

>>> Manaus aguarda definição de grupos prioritários para retomar vacinação

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários