17/04/2020 12:20:00 - Atualizado em 17/04/2020 13:14:00

AIDS, H1N1 e mais: Veja outras pandemias além do coronavírus

Redação/RedeTV!

Cidades vazias, eventos culturais e esportivos cancelados: estes foram apenas alguns dos efeitos causados pelo novo coronavírus no Brasil e no mundo. A (Covid-19), como também é conhecido, se espalhou rapidamente e logo passou do status de “ameaça muito grave” para o de pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas afinal, o que é uma pandemia? Será que já existiram outras pandemias na história da humanidade? 

GRIPE SUÍNA

A pandemia mais recente que o mundo presenciou foi causada pela Gripe A, originada pelo vírus H1N1. A doença foi conhecida mundialmente como gripe suína e teve seu pico durante todo ano de 2009. Acredita-se que o vírus veio de porcos no México, onde o primeiro caso foi registrado. a OMS, então, elevou o status da doença para pandemia em junho daquele mesmo ano, após registrar 36 mil casos em 75 países.  

Seu fim só seria anunciado pela agência 14 meses depois, já em 2010. Estudos científicos estimam que quase dois bilhões de pessoas tenham contraído o vírus. Deste total, cerca de 300 mil morreram. 

AIDS

Outro caso de pandemia bastante conhecido foi o da AIDS - doença sexualmente transmissível que infectou e matou milhares de pessoas em todo o mundo. A doença, no entanto, só foi reconhecida oficialmente em meados de 1981, nos Estados Unidos, após a identificação de um elevado número de pacientes adultos, moradores de são Francisco e Nova York, que apresentavam sarcoma de Kaposi - um tipo de câncer comum em pacientes que apresentam o vírus.

No Brasil, entre os anos de 1980 a 1999, o Ministério da Saúde notificou cerca 155.590 casos de AIDS. Desse número, 13% referem-se a pessoas com faixa etária entre 15 e 24 anos. 

Segundo a Organização das Nações Unidas, o número de pessoas infectadas ultrapassou a marca de 40 milhões em todo o mundo. Cerca de 32 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS desde o início da epidemia. No Brasil, o ministério da saúde estima que 886 mil pessoas convivam com o vírus HIV – que é a forma mais branda da doença. No país, a epidemia é considerada estabilizada. Em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV e 37.791 casos de AIDS.

GRIPE ESPANHOLA 

Com certeza você já deve ter ouvido falar na Gripe Espanhola. Claro, não é aquele vírus que surgiu na Espanha? Negativo. Apesar do nome, acredita-se que a doença tenha surgido em solo americano, mas precisamente no Kansas. Mas então por que o nome espanhola?

Em 1918, a Espanha era um dos poucos países neutros durante a primeira Guerra Mundial. O país também era um dos poucos a ter a imprensa livre para noticiar a disseminação do vírus. Diversos países em guerra, incluindo os Estados Unidos, emitiram ordens para que não fosse noticiado nenhuma informação sobre a propagação da gripe, com a intenção de não abalar a população e os soldados.

Como a Espanha era o único país que trazia informações sobre a doença, a gripe acabou sendo conhecida como gripe espanhola.O vírus chegou a ser considerado a maior epidemia do século 20. Segundo historiadores, a gripe espanhola matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 35 mil pessoas tenham morrido em decorrência da doença. naquela época, a gripe também vitimou o presidente da República Rodrigo Alves, que havia sido reeleito e morreu por complicações da doença antes mesmo de tomar posse.

De lá para cá, muitas outras pandemias também assolaram o mundo como a peste bubônica, doença causada por uma bactéria em ratos. A varíola que é transmitida por via área e causa uma série de verrugas pelo corpo, e a tuberculose – doença que ataca o sistema respiratório e chegou a ser considerada o mal do século entre os anos de 1850 a 1950.

Veja também!

>>> Covid-19: Bolsonaro fala sobre retomada gradual das atividades no Brasil

>>> Auxílio de R$ 600: saiba quando e como realizar o saque em dinheiro

>>> Políticos da Nova Zelândia reduzem salários em 20% em solidariedade aos atingidos pela Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários