26/11/2019 07:43:00 - Atualizado em 26/11/2019 07:47:00

Tremor é sentido próximo à barragem em Congonhas, no centro de Minas Gerais

Redação/RedeTV!

De acordo com Observatório Sismológico, tremor foi de de magnitude 3.2; estrutura não foi danificada, diz CSN


Barragem Casa de Pedra, em Congonhas (MG) - (Foto: Divulgação/DAM Projetos)

Moradores de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, sentiram um tremor de terra em bairros da cidade na noite desta segunda-feira (25). Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o epicentro do abalo ocorreu em Belo Vale, também no centro do estado, às 20h27 e teve magnitude de 3.2.

De acordo a Defesa Civil de Minas, equipes foram enviadas para Congonhas para monitorar a situação, visto que a cidade abriga a barragem Casa de Pedra, da CSN Mineração. 

A Defesa Civil informa que, a princípio, a verificação com drones e piezômetro na Casa de Pedra não apresentou nenhuma anormalidade. Não há registro de vítimas ou outros danos materiais.

CSN: 'não há dano na Casa de Pedra'

“A CSN Mineração informa que o tremor sentido em Congonhas na noite de hoje (25/11) não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade. Nossas equipes seguem monitorando a situação, além de estar em contato com as autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor”, diz a empresa responsável pela barragem Cada de Pedra, em nota.

UNB confirma o tremor; prefeitura se pronuncia

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) registrou o epicentro do tremor em Belo Vale, também na Região Central. Segundo o observatório, o tremor ocorreu às 20h27 e teve magnitude de 3.2.

Belo Vale, epicentro do tremor, fica perto de Congonhas, Moeda e Ouro Preto e está a cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o abalo aconteceu  às 20h27 e teve magnitude de 3.2.

A prefeitura de Congonhas também se pronunciou oficialmente sobre o tremor de terra. Leia abaixo o comunicado na íntegra:

"Após diversos relatos de moradores sobre tremores de terra sentidos em diversos pontos da cidade, a Prefeitura de Congonhas fez contatos com diversas pessoas para verificar a origem do fenômeno, se de ordem natural ou provocada por algum acidente.

Equipes da Prefeitura seguem monitorando informações sobre a seguranças das estruturas de barragens. A primeira preocupação foi com a condição de estabilidade da estrutura da Barragem Casa de Pedra, que é a mais próxima da área urbana. A CSN Mineração informou que "o tremor sentido em Congonhas na noite de hoje (25/11) não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade CSN Mineração".

De acordo com a mineradora, também foi "descartado acidente no paiol de explosivos da CSN Mineração". Nossas equipes seguem monitorando esta situação, além de estar em contato constante com as empresas e autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor. Não se verificou nenhum tipo de abalo nas estruturas ou na condição de estabilidade das barragens.

Qualquer outra informação estaremos disponibilizando diretamente no site da Prefeitura de Congonhas e na Página oficial do Facebook."

Veja também!

>>> Bolsonaro defende excludente de ilicitude contra protestos violentos

>>> Bruno Covas será internado para terceira sessão de quimioterapia

>>> Rio tem maior número de mortes cometidas por policiais da história

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários