04/10/2019 10:05:00 - Atualizado em 07/10/2019 06:33:00

São Paulo registra mais de 6 mil casos de sarampo, segundo secretaria

Arthur Henrique - Redação/RedeTV!

Pasta passou a contar entre os casos confirmados de sarampo as pessoas que apresentam os sintomas da doença


Mudança na forma de classificar pacientes com sarampo provoca aumento no número de casos - (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo contabiliza 6.387 pessoas com sarampo em 2019. O aumento ocorre após a pasta mudar a forma de contabilizar os casos da doença. Além dos confirmados, foram acrescentados também as pessoas diagnosticadas com os sintomas da doença.

Desse novo total, 976 casos foram detectados através da nova classificação. Antes da alteração, eram 5.411 casos confirmados. 

Região com a maior incidência do sarampo, a capital concentra 59% dos casos. Na última quarta-feira (2), a Secretaria de Saúde confirmou mais quatro mortes pela doença no estado de São Paulo. Ao todo, nove pessoas já morreram em 2019. Não se registrava morte por sarampo em São Paulo desde 1997.

 Em março, o Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo após viver um surto da doença em 2018 com mais de 10 mil casos registrados, especialmente no Amazonas e em Roraima.

Nova campanha de vacinação

Uma nova campanha de vacinação será lançada na próxima segunda-feira (7), visando aumentar a imunização. A meta é vacinar crianças de 6 meses a 5 anos que ainda não foram vacinadas.

As doses estarão disponíveis nos postos para este público até o dia 25 de outubro.

Os sintomas da doença são tosse, dores nas costas, olhos vermelhos e manchas pelo corpo.

Quem deve se vacinar

- Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 1 ano de idade, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 (1 ano e 3 meses), devem tomar uma dose da tetravalente;

- Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;

- Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;

- Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado.

Confira os locais onde a vacina é oferecida na cidade de São Paulo.

Veja também!

>>> Governo levantou R$ 96,2 bi com desestatizações até setembro

>>> Fachin manda soltar ex-gerente da Petrobras após decisão do STF

>>> Homem processa Apple por fazê-lo "virar gay"

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários