25/01/2019 20:43:00 - Atualizado em 26/01/2019 08:50:00

Rompimento de barragem em Brumadinho causa destruição e deixa mortos

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução)

Uma barragem da Vale rompeu e outras duas transbordaram nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais. Nesta madrugada, o Corpo de Bombeiros do estado confirmou que houve ao menos nove mortes. As identidades das vítimas ainda não foram confirmadas. Além disso, pode haver de 265 a 355 pessoas desaparecidas, entre funcionários da mineradora e moradores da Vila Ferteco.

Ao todo, 189 pessoas já foram resgatadas. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, dos desaparecidos, entre 100 e 150 pessoas estariam na área administrativa da Vale, nas proximidades da barragem que rompeu.

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, afirmou em entrevista coletiva que não sabe dizer qual foi o motivo que levou ao rompimento da barragem da Mina do Feijão: "Fizemos tudo o que a gente entende que era possível para garantir a segurança e a estabilidade. O fato é que não sabemos o que aconteceu, mas certamente vamos descobrir".

A Vale ainda responde na Justiça pela tragédia ocorrida na cidade de Mariana - que matou 19 pessoas em 2015. Isso porque a empresa é uma das donas da Samarco, que, junto com a BHP, administrava a barragem do Fundão. Junto da Samarco e da BHP, a empresa enfrenta uma ação judicial por homicídios e crimes ambientais. Até o final de 2018, o processo seguia em andamento, mas os réus ainda não haviam sido julgados. 

Em rápida coletiva de imprensa, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta sexta-feira (25), que irá sobrevoar, na manhã de sábado (25), a região de Brumadinho que foi destruída.

"Amanhã pela manhã, juntamente com o minitro da Defesa, partiremos para BH [Belo Horizonte]", informou, acrescentando que sobrevoará a região para avaliar os danos. "Para que possamos tomar todas as medidas cabíveis para minorar o sofrimento de familiares de possíveis vítimas, bem como a questão ambiental. Por hora é o que nós temos a informar aos senhores", finalizou.

Bolsonaro ainda reiterou o envio, nesta sexta-feira, dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; de Minas e Energia, almirante Beto Albuquerque Júnior; e Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

(Foto: Reprodução)

Vídeo mostra desespero

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o desespero de funcionários da Vale no momento em que a barragem se rompe. 

Ofegante, o funcionário filma a tragédia e diz: "Meu deus do céu. Vai, vai, sai, sai". Enquanto corre, ele acrescenta: "Morreu, véio (sic). Ô, véio, todo mundo que estava lá embaixo com certeza morreu". Do alto de uma plataforma, ele mostra os arredores tomados pela lama.

Apesar da declaração do funcionário, que não foi identificado e, portanto, não há informações sobre se foi resgatado, a mineradora não informou quantidade de vítimas. Em nota mais recente divulgada à imprensa, a empresa disse que "havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas".

No entanto, imagens aéreas registraram o resgate de um casal em meio à lama, o que tornam os dois as primeiras vítimas (não fatais) da tragédia em Brumadinho. A lama, que se espalha pela cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, atingiu e destruiu casas na região.

Recomendado para você

Comentários