18/05/2019 19:25:00 - Atualizado em 18/05/2019 19:26:00

Rio permanece em estágio de crise; túnel que teve desabamento segue fechado

Agência Brasil

Após desabamento de placas do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, cidade mantém alerta para problemas de mobilidade

A cidade do Rio de Janeiro permanece em estágio de crise até o fim da tarde deste sábado (18) devido aos problemas de mobilidade causados pelo desabamento de placas de concreto do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas.

Desde o início da tarde de ontem (17), o túnel está fechado nos dois sentidos, prejudicando o trânsito entre os bairros do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e as regiões de São Conrado, Rocinha e Barra da Tijuca. O túnel faz parte da Autoestrada Lagoa-Barra, principal ligação entre as zonas sul e oeste do Rio.

O desabamento foi causado pelo deslizamento de 30 toneladas de terra sobre a estrutura do túnel, construído há 40 anos.

Além dos problemas no trânsito, o Rio de Janeiro tem previsão de mais chuva forte, com raios e ventos de moderados a fortes. Também está em vigor o alerta de ressaca, e a orla da cidade pode ter ondas de até 2,5 metros. O alerta foi feito novamente pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro às 17h42. 

A prefeitura informou que a estrutura do túnel é segura e não foi comprometida. As placas de concreto derrubadas serviam como isolamento acústico da Autoestrada Lagoa-Barra e devem ser substituídas por um material mais leve.

O impacto da interdição do Túnel Acústico no trânsito foi ainda maior na tarde de sexta-feira porque a Avenida Niemeyer também estava fechada, por causa de outro deslizamento de terra. Alternativa de menor capacidade de tráfego entre o Leblon e São Conrado, a via chegou a ser reaberta nos dois sentidos, mas, na manhã de hoje, foi fechada no sentido Leblon. Equipes da prefeitura trabalham em seu percurso, que contorna o Morro Dois Irmãos pela encosta litorânea, onde fica a Favela do Vidigal.

Recomendado para você

Comentários