25/05/2016 09:29:00 - Atualizado em 25/05/2016 10:58:00

Passageiro relata viagem com motorista surdo do Uber e ressalta inclusão

Redação RedeTV!

Em meio à disputa entre Uber e táxis, o relato de um passageiro que se surpreendeu ao solicitar o serviço e, junto com amigos, percebeu que o motorista era surdo destacou a inclusão social oferecida pelo aplicativo.

"Optamos por usar o Uber para se locomover aqui em Porto Alegre. Ontem, o Marcos Roberto aceitou nossa chamada e quando ele chegou, eu e meus amigos entramos, como sempre, muito descontraídos desejando boa noite, mandando um 'e ai marcos', só que não recebemos uma resposta, então alguém exclamou "Marcos?!" e logo percebi que ele era surdo.", conta Rafael Coronel, em sua página no Facebook. "Parei para pensar no que o Uber estava fazendo naquele momento. Não se tratava mais de uma guerra de serviços, não se tratava de uma corrida mais barata ou a experiência do serviço Uber. Se tratava de acessibilidade, inclusão...Cara, o Marcos não precisava ouvir para onde iríamos, o aplicativo mostra para ele, conseguem perceber o quão simples foi a solução? Bom, mesmo ele não podendo se comunicar conosco, fizemos um esforço, no meio da corrida aprendemos com o Google como agradecer em Libras e, no fim da corrida, todos agradeceram em Libras mesmo, e ele retribuiu com corações e um largo sorriso. Só agradeço a experiência de poder vivenciar um futuro que está próximo", finalizou.

O depoimento de Rafael Coronel, publicado no último domingo (22) com uma foto da tela do celular, com a imagem de Marcos, teve bastante repercussão. Entre as mais de 183 mil curtidas e 14 mil compartilhamentos, a publicação chegou ao motorista, que agradeceu nos comentários. "Muito obrigado por me proporcionar a oportunidade do Uber", escreveu ele. "Eu que agradeço vocês e Uber".

Rafael avaliou o serviço de Marcos com cinco estrelinhas, a nota máxima permitida pelo aplicativo. Ao portal da RedeTV!, ele disse ter ficado feliz, de certa forma, por sua história com Marcos ter sido vista como algo positivo. "Creio que o Brasil está carente de notícias positivas, que realmente sejam valorosas para o povo em geral", afirma Rafael. "O que vemos por aí geralmente são notícias ruins, infelizmente. E esse episódio que vivenciei com meus amigos foi contado e recebido como uma 'boa nova' e foi passada como uma boa notícia mesmo. Vi diversos compartilhamentos contendo comentários como 'ótimo começar o dia com uma notícia dessas' ou 'Ainda há esperança'. De certa forma fico feliz em ver tantas pessoas fazendo seu papel social e compartilhar boas notícias", finaliza ele.

Lei 

No Brasil, a deficiência auditiva não é um impedimento para a direção. Segundo o Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), há cerca de 10 mil motoristas surdos em todo o país. A única exigência para casos como esse é a utilização de um adesivo de identificação, com o símbolo internacional de surdez, que serve para alertar os outros motoristas.

Recomendado para você

Comentários