06/04/2019 10:14:00 - Atualizado em 06/04/2019 11:30:00

Parte de ponte da Alça Viária cai no Rio Moju, no Pará

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Dois carros estariam passando no momento da queda

(Foto: Reprodução/Twitter)

Parte de uma ponte do complexo Alça Viária caiu na madrugada deste sábado (6) sobre o Rio Moju, próximo ao município de Barcarena, no Pará. A destruição da ponte, que liga a região metropolitana de Belém ao interior do Estado, foi registrada em vídeo (veja mais abaixo).

Segundo informações preliminares do Centro Integrado de Operações (Ciop), dois veículos, um caminhão e um carro de passeio, passavam pelo local no momento da queda. De acordo com o governador do Estado, Helder Barbalho, um gabinete de crise foi instalado e, de manhã, representantes de diversos órgãos de segurança pública discutiram ações para acelerar o resgate das vítimas.

A mobilização da equipe de governo ocorre na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, em Belém. A corporação informou que já iniciou buscas na área. "É um dia triste, com esse episódio lamentável. Neste momento, a nossa prioridade é agilizar as buscas pelas vítimas e dar total apoio às suas famílias", disse o governador.

Segundo os bombeiros, nenhum tripulante, certificado ou documento da embarcação que atingiu a ponte foi encontrado no local.

Técnicos das secretarias estaduais também estão reunidos na sede do Corpo de Bombeiros para definir alternativas que garantam a mobilidade de veículos que utilizam a área da ponte. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai acionar judicialmente a empresa proprietária da balsa que colidiu com um dos pilares.

O desabamento da ponte foi registrado à 1h38 da madrugada deste sábado e teria sido causado pela batida de uma balsa de passageiros em um dos pilares da estrutura - a terceira da Alça Viária, no km 48 da rodovia.

Foram acionados a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Grupamento Aéreo e Fluvial. "Já acionamos o governador para mobilização da equipe de governo. Também acionamos o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DEMUTRAN) para orientarmos do ocorrido a população no local e nos municípios próximos que têm o acesso somente pelas balsas, e alternativas para fluxo dos veículos. E também colocarmos avisos e orientações para quem vem do Sul do Pará. Estamos a postos acompanhando", informou o Ciop em nota.

Imagens de cima

No início desta manhã, o governador do estado, Helder Barbalho, sobrevoou a área e publicou um vídeo que mostra a dimensão dos estragos no local.

"Primeiros registros que temos sobre a queda da terceira ponte do Moju. Vou informando vocês por aqui. Neste momento sobrevoando a área com Cel. Dilson da PM, Cel. Hayman e o secretário de Segurança Ualame Machado", informou o governador em suas redes sociais. 

Vistoria recente

Devido a relatos sobre problemas na estrutura, a ponte passou, no final de janeiro, por uma vistoria conjunta realizada pelo Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Transporte e Conselho Regional de Economia e Agronomia do Pará (CREA-PA). 

De acordo com o jornal local "O Liberal", à época os moradores relataram que a estrutura abalada por constatemente ser atingida por embarcações de pequeno e médio porte que cruzam o rio.

Na ocasião, os técnicos não detectaram riscos de desabamento da estrutura e a circulação de veículos foi mantida.

Este não é o primeiro acidente do tipo no local. Há cinco anos, em 23 de março de 2014, parte de outro trecho da Alça Viária desabou pelo mesmo motivo apontado no caso atual: atingida por balsa. A embarcação transportava óleo e rompeu parte da estrutura. Ninguém ficou ferido na ocasião. 

Imagem do trecho que desabou nesta madrugada (Foto: Divulgação)

Veja também:

>>> Servidores podem ser demitidos por acessar dados de Bolsonaro

>>> Acumulada, Mega-Sena pode pagar até R$ 32 milhões neste sábado (6)

>>> Irmãos idosos morrem com um minuto de diferença em hospital de Caxias do Sul (RS)

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva agora!

Recomendado para você

Comentários