19/01/2022 12:08:00 - Atualizado em 19/01/2022 12:16:00

Operação policial dá início a novo modelo de ocupação de favelas no Rio de Janeiro

Redação RedeTV!

Jacarezinho é a primeira comunidade a receber a intervenção nesta terça-feira (19)

(Foto: Reprodução/Pmerj)

A Polícia Civil e a Polícia Militar realizam uma operação na comunidade do Jacarezinho nesta quarta-feira (19). A ação faz parte da Cidade Integrada, pratica que substituirá as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), e que visa desestruturar o crime organizado no estado do Rio de Janeiro.

Cerca de 1.200 policias estão a frente da operação e buscam cumprir 42 mandatos de prisão e mais 13 de busca e apreensão de adolescentes no local. Em maio de 2021, a comunidade foi palco da ação com mais mortos da história do Rio de Janeiro. Na ocasião, 28 pessoas morreram, entre elas um policial.

O programa de UPPs, fundado em 2008, agora dá lugar a Cidade Integrada, que vai incluir investigações policiais com o intuito de enfraquecer organizações criminosas, além de patrulhamento em vias da região e intervenções urbanísticas e sociais.

“Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do estado do Rio”, disse Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, em uma de suas redes sócias. Ele ainda indicou que as operações trarão “dignidade e oportunidade” para as comunidades.

Cláudio também afirmou que no sábado irá apresentar o projeto que será implantado em duas grandes comunidade e que o processo servirá de modelo para outros lugares que sofrem com os mesmo problemas.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse, também pelas redes sociais, que foi informado da operação somente na terça-feira (18) e que não houve planejamento prévio com a prefeitura, mas que apoiará a iniciativa do governo. “Se for para combater criminoso - traficante ou miliciano - mais ainda!”, afirmou Paes.

Veja também!

>>>Governo inicia pagamento do Vale-Gás; veja o calendário

>>>Cidade do Rio tem sensação térmica de 50,8°C

>>>Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários