22/10/2021 10:53:00

Metrô de São Paulo e CPTM substituem bilheterias por autoatendimento

Redação RedeTV!

Mudança ocorre nesta sexta-feira (22) nas estações Belém, da linha 3-vermelha do Metrô e Granja Julieta, da linha 9-esmeralda

(Foto: Arquivo Pessoal)

A partir desta sexta-feira (22), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo (STM) informou que as bilheterias das estações Belém, da linha 3-vermelha do Metrô, e Granja Julieta, da linha 9-esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixarão de funcionar.

Segundo a STM, agora os passageiros deverão adquirir os bilhetes através de máquinas de autoatendimento disponibilizadas nas estações ou através dos aplicativos TOP e Whatsapp.

“Nesse momento de adaptação, daremos todo apoio aos passageiros por meio das equipes do “Posso Ajudar”, orientando sobre os canais digitais e máquinas de autoatendimento”, explica o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

A secretaria ainda informou que a substituição das demais bilheterias deverá ocorrer até o fim deste ano. Essa substituição faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes que teve inicio em 2019.

Veja a nota:

A partir de amanhã, dia 22 de outubro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) conclui a terceira etapa do plano piloto de substituição das bilheterias nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019. Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações, existe o incentivo para que o cidadão adquira o hábito de comprar sua passagem antes mesmo de chegar na estação pelos meios digitais, WhatsApp (11 3888-2200) e Aplicativo TOP, e nos mais de 2 mil pontos comerciais parceiros distribuídos pela Região Metropolitana e Capital.

Para facilitar a ação neste momento de transição tecnológica, passageiros que usam o transporte por trilhos com frequência ou que desejam usar dinheiro para compra de passagens podem emitir gratuitamente um cartão BOM nas duas estações, apresentando documento com foto, e recarregar em uma das ATMs disponíveis no local ou pelo WhatsApp (11 3888-2200). O embarque com cartões de transportes, como o próprio BOM, continua funcionando normalmente nas catracas de acesso às estações.

“Nesse momento de adaptação, daremos todo apoio aos passageiros por meio das equipes do “Posso Ajudar”, orientando sobre os canais digitais e máquinas de autoatendimento, assim como sobre os pontos de venda no entorno das estações. Importante destacar que o processo de digitalização permite a compra antecipada dos bilhetes QR Code em locais próximos às residências ou durante o trajeto até a estação, além de ter à disposição meios digitais como o aplicativo TOP e WhatsApp”, explica o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

A substituição das demais bilheterias deverá ocorrer até o final de 2021. O cronograma será divulgado em breve pela Secretaria de Transportes Metropolitanos e o cidadão será avisado com sinalizações especiais nas estações, tanto nas bilheterias como em toda a estação. Nos canais digitais, o passageiro pode buscar mais informações no site boradetop.com.br e nas redes sociais do TOP.

Veja também!

>>>Governo anuncia apoio para 750 mil caminhoneiros

>>>Capital paulista passa a utilizar CoronaVac apenas para segunda dose

>>>Rio pode liberar máscaras em locais abertos na próxima semana

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários