05/03/2021 16:43:00 - Atualizado em 05/03/2021 16:46:00

Cidade da Grande São Paulo publica decreto para regulamentar aplicação de vacina

Redação/RedeTV!

O aplicador deverá mostrar ao munícipe ou acompanhante o conteúdo da seringa antes e depois da aplicação 

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Jandira) 

O município de Jandira, na Região Metropolitana de São Paulo, emitiu um decreto com as regras para aplicação da vacina contra a covid-19. A finalidade é dar transparência a um acontecimento tão aguardado como a fase de imunização do novo coronavírus. 

Segundo o prefeito Henri Sato, casos ocorridos no Brasil, em que o profissional de saúde agiu de forma antiética e simulou a aplicação do imunizante, despertaram para uma maior preocupação com a população.

“Para eliminar qualquer tipo de suspeita neste ato tão aguardado, publiquei um decreto, que normatiza todo o processo de vacinação, proporcionando a todos os vacinados, segurança e transparência. Um dos pilares da nossa gestão é a transparência e assim seguiremos em nosso governo”, declarou Sato.

Entre as normas, está a obrigatoriedade do aplicador em mostrar ao munícipe ou acompanhante o conteúdo da seringa antes e depois da aplicação. O decreto determina que o profissional deverá checar o imunobiológico a ser administrado, e apresentar ao usuário o frasco com nome do fabricante, lote e data de validade. O documento especifica, inclusive, a maneira correta para introdução da agulha e aspiração do líquido, indicando que se houver retorno de sangue a dose deve ser desprezada, bem como a seringa e agulha e uma nova dose deve ser preparada.

Jandira tem pouco mais de 126 mil habitantes e até o momento vacinou 3.113 pessoas.

Veja também!

>>> Bolsonaro: "milhões" de doses da vacina da Pfizer chegam em abril

>>> Lira diz que PEC Emergencial começa a ser votada na próxima semana

>>> Juiz autoriza sindicato de motoristas de apps a importar vacinas


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários