21/02/2019 08:49:00 - Atualizado em 21/02/2019 09:35:00

Caso Marielle: Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no RJ

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

(Foto: Arquivo/Guilherme Cunha/Alerj)

A Polícia Federal realiza na manhã desta desta quinta-feira (21) uma operação para cumprir oito mandados de busca e apreensão ligados aos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

No próximo dia 14, os assassinatos de Marielle e Anderson completam um ano. Segundo a PF, a operação tem como objetivo apurar uma suposta tentativa de obstruir as investigações sobre o crime.

As ações foram autorizadas pela Justiça Estadual após serem submetidas ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

Investigações

As investigações são resguardadas por sigilo. Não faltam hipóteses para o crime. O mais provável, segundo investigadores e autoridades que acompanham o assunto, é que o crime tenha sido cometido por milicianos.

No Rio, os milicianos, grupos paramilitares, são conhecidos por controlar, ilegalmente e de forma armada, territórios mais pobres do estado. O então secretário estadual de Segurança Pública, general Richard Nunes, disse à Agência Brasil, em setembro de 2018, que há indícios que a execução foi cometida por criminosos experientes que sabiam como dissimular as evidências.

Em dezembro de 2018, o chefe do Departamento de Homicídios da Polícia Civil do Rio, Giniton Alves, disse à Agência Brasil que “o absoluto sigilo das apurações realizadas” é a “maior garantia para o alcance dos autores e mandantes dos crimes investigados”

Apurações

Também no ano passado, o então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou que a Polícia Federal apuraria se agentes do Estado estariam interferindo nas investigações da Polícia Civil. Ele disse que havia indícios relevantes de práticas de corrupção, ocultamento e compra de agentes públicos para impedir a descoberta dos mandantes do crime.

Em nota, o Comando Militar do Leste informou que as investigações estão com a Secretaria Estadual da Polícia Civil. Por sua vez, a Polícia Civil disse, também em comunicado, que as investigações sobre o caso Marielle estão sob sigilo. A Polícia Federal afirmou que não comenta.

Recomendado para você

Comentários