14/12/2018 08:04:00

"Casamentaço" LGBT vai reunir 40 casais em Belo Horizonte (MG)

Redação/RedeTV!

(Foto: reprodução/Instagram)

Um grupo formado por 40 casais vai celebrar a união em “casamentaço” LGBT que será realizado no domingo (16), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Iniciativa do Coletivo Casamentaço, o evento começou a ser organizado no início de novembro. Ao demonstrarem interesse em participar, os casais já deveriam ter oficializado a união civil em cartório ou declarado a intenção de dar entrada no processo até o fim de 2018.

Todos os custos do evento são cobertos por meio de ações colaborativas e voluntárias. Como presente aos noivos, haverá um show da cantora Fernanda Takai. No último fim de semana, foi promovida uma “despedida de solteirxs” com os casais participantes.

Segundo os organizadores, além de festejar o amor, o “casamentaço” tem a intenção de agir como um ato de posicionamento político e de defesa dos direitos da comunidade LGBT, principalmente após o Senado abrir consulta pública sobre projeto que pretende suspender resolução que trata da habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo.

“Diante das ameaças conservadoras que se espalham pelo país, estamos convocando casais que desejam celebrar o amor em todas as suas formas para a maior cerimônia de casamento coletivo da história de Belo Horizonte. Será um ato político para dar visibilidade ao direito do casamento civil homoafetivo, conquistado* em 14 de maio de 2013. A ideia é reunir 50 casais LGBTI-Q+ para uma grande festa que será realizada no dia 16/12. A festa está sendo planejada e organizada de forma colaborativa por voluntárias, voluntários e empresas parceiras. Será um dia histórico e multicolorido, afinal, A RESISTÊNCIA NUNCA É DISCRETA!”, diz descrição do evento no Facebook.

Recomendado para você

Comentários