26/06/2020 10:47:00 - Atualizado em 26/06/2020 14:04:00

Capital paulita e Grande ABC poderão abrir bares, restaurantes e salões de beleza

Redação/RedeTV!

Governo de SP libera fase amarela do 'Plano São Paulo' para capital e 15 municípios da Grande São Paulo

João Doria (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (26) que a cidade de São Paulo e 15 municípios da Grande São Paulo vão avançar da fase laranja para a fase amarela de flexibilização da quarentena e, com isso, poderão abrir bares, restaurantes e salões de beleza de forma mais restrita. Comércios de rua e shoppings - abertos na fase laranja - terão os horários de funcionamento estendidos, a serem determinados pelos prefeitos.

"O município vai acatar essa solicitação do Centro de Contingência. Durante a semana que entra, vai dialogar com setores que agora podem voltar a funcionar na fase 3 [bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias]. Se tudo der certo, assinar os protocolos para que possam aguardar os resultados na sexta-feira da semana que vem", explicou o prefeito Bruno Covas (PSDB).

A nova classificação segue as regras estabelecidas no 'Plano São Paulo', que visa a retomada econômica em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado. João Doria também anunciou que a quarentena no estado de São Paulo será prorrogada até o dia 14 de julho.

Foi atualizado o plano de flexibilização das atividades na capital paulista, cidades da região metropolitana, litoral e interior. A maior parte das regiões, porém, segue na classificação atual ou retornou para a fase mais restritiva, a vermelha.

Regiões rebaixadas para a fase vermelha: Araçatuba, Rio Preto, Sorocaba, Bauru e Franca. Permanecem na fase vermelha: Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Registro.

Fase Laranja: Barretos e parte da Grande São Paulo. Fase Amarela: São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Itapecerica da Serra, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Na segunda (22), o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, havia dito que a capital paulista e Grande São Paulo registram melhoras da taxa de ocupação dos leitos e novas internações. Nesta quinta (25), o prefeito Bruno Covas reforçou a expectativa de que a capital avançasse para a fase amarela do plano.

O Centro de Contingência da gestão João Doria (PSDB) voltou a dizer nesta quinta-feira (25) que o interior ultrapassou a capital no número total de casos confirmados e é, atualmente, o epicentro do víruos no estado. “Nesta semana, apenas no intervalo entre domingo (21) e quarta-feira (24) o interior viu 10.752 novas confirmações de casos, ante 7.670 na capital. Em apenas quatro dias, a pandemia avançou 28,7% a mais fora da cidade de São Paulo”, diz release do governo.

'Plano São Paulo'

A reabertura do estado teve início em 1º de junho, quando o governo dividiu o território de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde (DRS). A Grande São Paulo foi subdividida em outras 6 regiões, uma para a capital e outras 5 para cada grupo de cidades da região metropolitana.

A flexibilização da quarentena ocorre de modo diferente em cada uma dessas regiões. São cinco os critérios avaliados: ocupação de leitos UTI, leitos para cada 100 mil habitantes, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos.

Esses critérios definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:

. Fase 1 - Vermelha: Alerta máximo
. Fase 2 - Laranja: Controle
. Fase 3 - Amarela: Flexibilização
. Fase 4 - Verde: Abertura parcial
. Fase 5 - Azul: Normal controlado

Conforme a fase, cada região pode liberar a abertura de diferentes setores da economia fechados pela quarentena. Confira o que pode abrir em cada etapa:

(Foto: Divulgação/Governo de SP)

Veja também!

>>> Ministro Luiz Fux é eleito presidente do STF e Rosa Weber será vice

>>> Bolsonaro anuncia professor Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação

>>> RedeTV! renova contrato por mais sete anos com TV A Crítica e Sikêra Júnior

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários