13/01/2021 16:54:00 - Atualizado em 13/01/2021 16:55:00

Após alta no número de internações, São Paulo adianta reclassificação da quarentena

Redação/RedeTV!

Três regiões do estado devem voltar para a fase laranja

(Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a cidade vai antecipar a reclassificação do Plano São Paulo para esta sexta-feira (15). Inicialmente, a mudança estava prevista para 5 de fevereiro. Quatro regiões do estado foram incluídas na mudança.

A capital não deve ser incluída e irá permanecer na fase amarela. A Secretaria de Saúde entende que mesmo com o aumento das internações, a alta segue dentro do padrão para a fase amarela.

A última classificação foi no dia 8, sexta-feira, quando três regiões voltaram de fase, mantendo 90% da população na fase amarela de liberação. Atualmente Marília, Sorocaba, Registro e Presidente Prudente se encontram na fase laranja. Nenhuma região do estado está na fase vermelha.

O critério utilizado para a classificação é a taxa de coração de UTI. Em tese, com 70% dos leitos ocupados, a região já estaria na fase laranja, mas a Secretaria de Saúde adotou algumas mudanças nas regras do plano.

O Plano São Paulo é uma estratégia para retomada econômica durante a pandemia do novo coronavírus e é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição, com fechamento de atividades não essenciais (Vermelho), a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase. 

Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.

Veja também!

>>> OMS descarta "imunidade de rebanho" em 2021 mesmo com vacinas

>>> Vacina CoronaVac tem nova taxa de eficácia divulgada

>>> Funcionários lamentam após anúncio do fechamento das fábricas da Ford no BR

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários