25/09/2018 10:52:00 - Atualizado em 25/09/2018 10:57:00

230 venezuelanos saem de Roraima em voo da FAB com destino ao Paraná e Rio Grande do Sul

Redação/RedeTV!


(Divulgação/Casa Civil)

Na manhã desta terça-feira (25), 230 venezuelanos foram transferidos de Roraima em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião saiu da capital Boa Vista e levou imigrantes aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

A aeronave decolou às 8h58 (hora local) e vai primeiramente a capital Porto Alegre, onde deve chegar às 13h40. 140 venezuelanos devem ficar em terras gaúchas, enquanto os outros 90 seguem para o Paraná, onde o pouso está previsto para às 16h40. Os imigrantes serão levados de ônibus às cidades de destino.

A divisão foi feita da seguinte forma: Em Curitiba devem ficar 90 imigrantes, enquanto 70 ficam em Porto Alegre. Os outros 70 venezuelanos seguem rumo às cidades gaúchas de Canoas (21), Esteio (9) e Cachoeirinha (40). Com exceção da última, que irá receber somente homens, todas outras vão acolher famílias completas.

Esta é a 10ª etapa do processo de interiorização do Governo Federal. Até este momento, já foram realizados 17 voos desde abril e nove estados do país já receberam venezuelanos de Roraima. Já são 2.208 mil venezuelanos interiorizados.


Já foram realizados 10 processos de migração de venezuelanos para outros estados - (Divulgação/Casa Civil)

Acordo com Venezuela para a repatriação de imigrantes

Além da iniciativa da Casa Cívil, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), fechou um acordo com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para ajudá-lo a repatriar imigrantes para o país. A iniciativa foi oficializada em reunião com o próprio presidente venezuelano na última quinta-feira (20). 

Segundo o acordo, o estado fica responsável por disponibilizar alguns ônibus para levar os venezuelanos até a cidade de Pacaraima, que fica na fronteira. Então, eles seguirão viagem sob os cuidados do programa de “Volta à Pátria”, iniciativa do governo de Maduro para trazer os venezuelanos de volta ao seu país de origem.

O Consulado da Venezuela em Roraima acompará todo o processo, realizando listas com nomes de imigrantes que desejarem ser repatriados. No início de setembro, um grupo de cerca 100 de imigrantes já havia deixado a capital do estado Boa Vista e retornou à Venezuela em alguns ônibus fretados por Maduro.


Suely Campos, governadora de Roraima, se reuniu com Nicolás Maduro em Caracas nessa quinta (20) - (Elinaldo Santos/Secom/Divulgação)

Recomendado para você

Comentários