RedeTV! News

VOLTAR

Justiça investiga servidores que receberam auxílio de R$ 600 ilegalmente

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


No Acre, um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado constatou o recebimento indevido do Auxílio Emergencial por quase três mil servidores públicos. No total, mais de R$ 2 milhões já foram pagos ilegalmente. 

O levantamento foi realizado pela CGU numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado e detectou que servidores públicos municipais e estaduais receberam de forma indevida parcelas do benefício do Governo Federal. O benefício instituído pelo Governo Federal tem o objetivo de fornecer proteção no período de enfrentamento à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Um dos critérios para o recebimento é a inexistência de emprego formal ativo, o que não se enquadra no caso de agentes públicos.

O levantamento foi encaminhado ao Ministério da Cidadania para adoção das medidas sob sua responsabilidade, voltadas, especialmente, a evitar a realização de pagamentos a beneficiários que não fazem jus ao Auxílio Emergencial. O Tribunal de Contas notificará, ainda, os órgãos estaduais e municipais para que comuniquem seus servidores, de forma individual e reservada, sobre as irregularidades verificadas. Enquanto isso, quem necessita e tem direito ao auxílio enfrenta dificuldade.

Publicada: 03/07/2020

Comentários