RedeTV! News

VOLTAR

Em meio à pandemia, violência doméstica cresce durante quarentena

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


O isolamento social acende um alerta para um problema que já enfrentamos, mas que pode piorar nesse período: a violência doméstica. Como vem ocorrendo em outros países, o número de denúncias em razão do confinamento já aumentou no Brassil. 

O país ocupa a quinta posição entre os países onde os homens mais matam mulheres. A cada quatro minutos, uma mulher é agredida em território nacional. "Eu estava grávida de sete meses quando meu companheiro pegou um travesseiro e pressionou na minha barriga. Eu tive até um pequeno sangramento, mas por ele ser o pai da minha filha. Não falei para ninguém. 

Eu achei que ele ia melhorar", disse uma vítima à reportagem do RedeTV News. 

Os casos de violência doméstica vem aumentando significativamente nas últimas semanas. Isso por conta da mulher estar mais próximo do seu agressor viver em confinamento é uma situação de estresse ou que acaba gerando maior recorrência de incidência da violência. 

O disque 180, telefone para denúncias de agressão contra a mulher, registrou aumento de quase 90% em março. Na primeira quinzena foram registradas 3.045 ligações que resultaram em 829 denúncias. Na segunda quinzena do mês subiu para 3.303 ligações e 978 denúncias.

Sem poder sair de casa, como fazer pra usar o telefone e não ser ouvida pelo agressor? Foi pensando nessa situação, que o governo federal ampliou os canais de denúncia com o lançamento de um aplicativo. A ferramenta permite contato com as autoridades de forma virtual. Pelo sistema, também podem ser feitas queixas contra outros tipos de violência.

Publicada: 07/04/2020

Comentários