RedeTV! News

VOLTAR

Novo caso de racismo policial intensifica protestos nos EUA

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Nos Estados Unidos, os protestos contra o racismo e a violência policial se intensificaram após mais um caso de morte de um negro por policiais brancos. 

Um novo caso de violência ocorreu na noite de sexta-feira (12) na cidade de Atlanta, na Georgia. Imagens gravadas pelas câmeras de dois policiais mostram o momento em que Rayshard Brooks, de 27 anos, é abordado. Ele dorme no carro e bloqueia a fila do Drive-Thru de um restaurante.

Os guardas pedem para o jovem afro-americano fazer testes de embriaguez. Ele parece caminhar sem dificuldade, mas excede o limite do bafômetro e admite ter ingerido bebida alcoólica. O diálogo é cordial durante cerca de 20 minutos.

A situação, no entanto, foge de controle quando Rayshard recebe voz de prisão e está prestes a ser algemado.Ele resiste e, durante o confronto, pega a arma de choque de um dos policiais e consegue escapar. Um dos guardas brancos dispara o teaser contra o jovem negro.

Na sequência, durante a fuga, Rayshard dispara a arma de choque que pegou contra o policial. O guarda, então, revida com tiros. A morte do rapaz foi anunciada mais tarde num hospital. A autopsia classificou o óbito, provocado por duas perfurações de bala nas costas, como homicídio. 

A prefeita de Atlanta, a democrata Keisha Lance Bottoms, condenou a ação policial. "Não creio que este tenha sido um caso de uso justificado de força mortal e pedi a demissão imediata do policial", afirmou.

Publicada: 15/06/2020

Comentários