RedeTV! News

VOLTAR

MP transforma Coaf em Unidade de Inteligência Financeira vinculada ao BC

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube

Foi publicada nesta terça-feira (20) a Medida Provisória que transforma o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, em Unidade de Inteligência Financeira.


O Coaf, que ficava sob o guarda-chuva do ministério da Economia, passou por uma reformulação. Segundo a Medida Provisória, o Coaf passa a se chamar Unidade de Inteligência Financeira e ficará sob responsabilidade do Banco Central.


A Unidade de Inteligência Financeira será responsável por produzir e gerir informações para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa e promover a interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais e estrangeiras.


A Medida Provisória também revogou um dispositivo que obrigava que os integrantes do conselho fossem todos servidores públicos. Isso significa que poderão integrar o quadro do Conselho do novo Coaf, conselheiros de fora do banco, ou seja, da iniciativa privada. 


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já nomeou Ricardo Liáo para comandar a Unidade de Inteligência Financeira. Liáo é funcionário de carreira do Banco Central e atual diretor de inteligência do Coaf. Ele vai substituir Roberto Leonel, auditor da receita há 30 anos e chegou a fazer parte da operação Lava Jato, em Curitiba.

Publicada: 20/08/2019

Comentários