RedeTV! News

VOLTAR

Ministério assina concessão para exploração de área de floresta em Rondônia

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube

Em meio a polêmicas envolvendo o desmatamento da Amazônia, a Ministra da Agricultura Tereza Cristina assinou nesta segunda-feira (19) uma concessão para a exploração de uma área da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia.


Atualmente, o Brasil possui um milhão e dezoito mil hectares de florestas sob concessão, e agora acaba de ganhar mais 32 mil hectares com mais uma área concedida à iniciativa privada na Floresta Nacional do Jamari. No local, já existem outras 3 empresas que exploram a floresta.


As concessões florestais permitem que uma empresa explore florestas públicas para a extração de madeira e produtos, e forneça serviços turísticos por um determinado tempo. A titularidade das terras continuam com o Governo Federal. 


Segundo o governo, o objetivo deste tipo de parceria é permitir uma exploração sustentável, conciliando a conservação das florestas com o crescimento econômico. 


A Floresta Nacional do Jamari foi criada em 1984 e foi a primeira floresta pública a ser concedida à iniciativa privada. Ela está localizada entre os municípios de Candeias, Cujubim e Itapuã do oeste. Possui uma área total de 222 mil hectares e agora, cerca de 96 mil estão sob o modelo de concessão florestal. Atualmente, a floresta é explorada por três empresas.


A Concessão da Floresta Nacional do Jamari, acontece em um momento polêmico envolvendo a questão do desmatamento no país. Recentemente, o diretor do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgou dados que mostravam um aumento no desmatamento da Amazônia. Os dados foram questionados pelo Governo Federal. A queda de braço causou a exoneração do ex-diretor do Instituto, Ricardo Galvão.

Publicada: 19/08/2019

Comentários