RedeTV! News

VOLTAR

Ex-governador Fernando Pimentel é condenado a 10 anos de prisão

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do PT, foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão por tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Ele vai responder em liberdade.


A investigação foi conduzida inicialmente pelo Ministério Público Federal e depois repassada ao Ministério Público Eleitoral. O processo aponta que os crimes foram cometidos quando Fernando Pimentel era ministro do Desenvolvimento do Governo Dilma, entre novembro de 2011 e fevereiro de 2014. Em troca, foram feitos repasses em dinheiro ao PT e a um Instituto de Pesquisa durante a campanha eleitoral para o governo de Minas, em 2014, ano em que Pimentel foi eleito.


As investigações apontam também que as negociações foram intermediadas pelo empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, dono de uma gráfica. Ele assinou acordo de delação premiada e admitiu ter usado a gráfica para pagar vantagens indevidas a Pimentel. Bené foi condenado a oito anos de prisão, e disse ainda que o ex-governador de Minas cobrou mais de R$ 4 milhões em propina.


Na sentença, a juíza afirma que os direitos políticos de Fernando Pimentel serão suspensos após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, quando não couber mais recurso. O processo contra José Auriemo Neto foi suspenso após ele fazer uma doação de R$ 1 milhão ao Hospital do Câncer de Barretos.


Nas redes sociais, Pimentel disse que "não há qualquer prova de envolvimento nos crimes e que a sentença é absurda, injusta e juridicamente insustentável." A defesa do político afirmou que "a sentença é de fragilidade surpreendente, e será inteiramente revista em recurso no TRE de Minas."

Publicada: 21/11/2019

Comentários