RedeTV! News

VOLTAR

Bolsonaro lamenta declaração sobre AI-5

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O presidente Jair Bolsonaro lamentou as declarações de um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, sobre a possibilidade de um novo AI-5.


Após doze dias de viagem pela Ásia, Jair Bolsonaro desembarcou por volta das 7h desta quinta-feira (31), em Brasília. Mas só apareceu para falar com jornalistas, no meio da tarde. Na saída do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro afirmou que quem fala de um novo AI-5 está sonhando.


Considerado o mais repressor da ditadura, o Ato Institucional Nº 5 foi editado em 1968. O decreto permitiu a cassação de mandatos e aumentou a repressão, resultando na morte e no desaparecimento de militantes esquerdistas. O deputado federal Eduardo Bolsonaro fez menção ao AI-5 durante entrevista ao canal mantido pela jornalista Leda Nagle.


Pelo Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que manifestações como a de Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse não haver espaço para que se fale em retrocesso autoritário.


O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon, do PSB do Rio de Janeiro, disse que o grupo vai pedir a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro.

Publicada: 31/10/2019

Comentários