RedeTV! News

VOLTAR

Bolsonaro anuncia escolha de Augusto Aras para comando da PGR

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quinta-feira (5) Augusto Aras para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR). Com a escolha, ele quebrou a tradição de escolher um dos nomes da lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores.


Augusto Aras tem 60 anos, é natural de Salvador e é doutor em direito constitucional. Ele entrou para o Ministério Público em 1987 e, desde então, já coordenou grupos que tratam de direito constitucional e penal.


Atualmente, como sub-procurador, Aras coordena a terceira Câmara, que cuida de processos relacionados à economia e direito do consumidor. Ele também já fez parte do Conselho Nacional do Ministério Público e foi Procurador Eleitoral da Bahia. 


A confirmação do nome de Aras para o cargo de Procurador-Geral da República foi feita pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. "Já estou apanhando da mídia, sinal que a indicação é boa. Senhor Augusto Aras", declarou.


A lista tríplice estava na mesa de Bolsonaro deste julho, mas Augusto Aras já tinha criticado o processo de escolha e anunciado que estava na disputa desde abril. Tido como conservador pelos colegas, o novo Procurador-Geral soube se alinhar ao presidente em temas centrais, como a defesa da imunidade parlamentar, ideologia de gênero, questões econômicas e de meio ambiente.


Em nota, a Associação Nacional dos Procuradores da República afirmou que a indicação de Augusto Aras, que não fazia parte da lista tríplice da entidade, é o maior retrocesso democrático e institucional do Ministério Público Federal em vinte anos.

Publicada: 05/09/2019

Comentários