RedeTV! News

VOLTAR

Bolsas do CNPQ estão garantidas até o fim do ano

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O Ministério de Ciência e Tecnologia anunciou nesta quinta-feira (17) que o pagamento das bolsas vinculadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPQ, está garantido até o fim do ano.


O orçamento previsto este ano para o pagamento das bolsas do CNPQ havia se esgotado, no fim de agosto, em decorrência de um déficit de R$ 330 milhões. Com isso, 84 mil bolsistas, entre estudantes e pesquisadores, passaram a correr o risco de terem de interromper pesquisas e trabalhos. Nesta quinta-feira (17), o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou que o problema está resolvido.


"Nós temos duas ferramentas que vão garantir o pagamento dessas bolsas até o fim do ano. A primeira delas é uma portaria que já esta para ser assinada pelo Paulo Guedes, essa semana eu espero já, liberando 157 milhões, e isso vai ser usado para o pagamento pelos próximos dois meses, e o PLN 41, que já foi enviado ao congresso, no dia 15 de outubro, que garante mais 93 milhões que vai ser utilizado ate o final do ano, para dezembro", afirmou o ministro Marcos Pontes.


O ministro também garantiu que o problema não irá se repetir em 2020. Os recursos para a continuidade das atividades do Cnpq já estão previstos no orçamento. Ao garantir os recursos para as bolsas do CNPQ, o ministro também anunciou a realização da sexta semana nacional de ciência e tecnologia. O evento ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro, em mais de mil e quinhentos municípios de todo Brasil.

Publicada: 17/10/2019

Comentários