RedeTV! News

VOLTAR

Augusto Aras toma posse como novo procurador-geral da República

O novo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, tomou posse hoje. No primeiro discurso como chefe do Ministério Público, Aras disse que irá atuar com independência e pautado no diálogo.


Ao assinar o termo de posse, Aras encerrou a maratona iniciada na manhã de ontem, quando foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. No meio da tarde, o nome dele foi aprovado pelo plenário da Casa. E, hoje, no Palácio do Planalto, ele falou pela primeira vez como Procurador-Geral da República. 


"O Ministério Público tem o sagrado dever de velar todos esses valores, e o haverá de fazer com a independência, a autonomia, aqui referida pelo senhor presidente", disse o novo PGR.


Responsável pela indicação de Augusto Aras, primeiro nome fora da lista tríplice da entidade que representa os procuradores da República desde dois mil e três, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de dizer que o novo chefe do Ministério Público Federal irá atuar com a Constituição na mão


"Ele não é governo. Ele é um guerreiro que vai ter em uma de suas mãos a bandeira do Brasil e na outra a Constituição. A responsabilidade dele é enorme, que muita coisa de interesse do nosso querido Brasil passa pelo Ministério Público (?) nós brasileiros estaremos perfeitamente alinhados com suas decisões. O MP que tem que continuar altivo, independente e, obviamente, extremamente responsável", disse Bolsonaro.


Apesar de já ter tomado posse, Augusto Aras só começará a trabalhar oficialmente na próxima quarta-feira, quando haverá a cerimônia de transmissão de cargo na procuradoria-geral da República. Até lá, Aras estará focado na montagem da equipe.

Publicada: 26/09/2019

Comentários