RedeTV! News

VOLTAR

Osmar Terra: "Bolsonaro tomou decisão baseado em evidências científicas"

Em entrevista à RedeTV!, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) explicou por que é contra o confinamento no combate ao coronavírus. 

O ex-ministro de Jair Bolsonaro citou exemplos de países que registraram poucos casos e não obrigaram as pessoas a ficarem em casa. "Israel não está fazendo isso. A Coreia do Sul que tem o menor resultado não está fechando nada. A Inglaterra também até ontem não estava fechando nada. Os Estados Unidos estão voltando atrás nas atividades empresariais e confinamento das pessoas".

Osmar Terra também demonstrou apoio as medidas tomadas pelo governo federal. "O presidente tomou a decisão correta baseado em evidências científicas que isso [quarentena] não ajuda a melhorar, não diminui um caso, não tem impacto nenhum no curso da epidemia e, além disso, pode quebrar o país", ressaltou. 

"O isolamento tem que ser vertical e não fazer isolamento horizontal. A gente tem que se basear em fatos e não ficar fazendo só discurso. Temos um fato concreto que mostra como a quarentena, que é o isolamento horizontal, pode causar uma dano muito maior. Quando o vírus já está circulando, e o vírus circula muito rápido, um mês ou dois meses antes de ter algum caso, a progressão dele é uma coisa incrível, e quando ele chega na metade da população é que ele começa reduzir a velocidade de contaminação, porque se cria uma barreira de pessoas imunizadas, 99,5% das pessoas não vão sentir nada". 

Osmar Terra ainda esclareceu sobre o avanço rápido da doença. "O vírus faz uma curva e desce. Essa curva é inexorável, vai ser uma curva de 12 semanas independente de fechar escola, comércio. O que nós temos que fazer a dar atendimento às pessoas mais vulneráveis, o que é importante o que o presidente disse, o isolamento vertical aos idosos, às pessoas doentes, às pessoas que já têm o coronavírus". 

Publicada: 25/03/2020

Comentários