RedeTV! News

VOLTAR

Idosos são usados no narcotráfico pela Yakusa

Japonês idoso condenado por tráfico de drogas evidencia uma dura realidade, o uso dos idosos no narcotráfico por organização criminosa japonesa. 


Sunishi Nonaka, de 72 anos, foi condenado nesta semana pelo tribunal do Camboja a 25 anos de prisão por tráfico de drogas. O idoso foi preso no aeroporto internacional da capital cambojana, em fevereiro deste ano, quando tentava embarcar para o Japão com 1 quilo e 700 gramas de metanfetamina.


Mentafetamina que rendeu a outro idoso a prisão perpétua na china. Takuma Sakuragi ex-deputado do Japão, de 76 anos, foi pego com mais de três quilos do entorpecente no aeroporto internacional de Guandzhou. 


Outra droga sintética, o extasy também foi encontrado com um idoso. O americano Zachary Arnold, aos 68 anos, portava 10 mil comprimidos, no valor de US$ 380 mil, quando foi preso no aeroporto de Fukuoka, em dezembro do ano passado.


Segundo as autoridades, os idosos foram recrutados pela organização criminosa Yakusa. o escritor policial especializado nesta facção, Jake Adelstein, disse que o alvo dos contrabandistas são as pessoas que tinham 50 anos na recessão glogal de 2007, que não conseguiram mais empregos e ficaram vulneráveis economicamente.


Os vovôs, que no jargão do crime servem como 'mulas' no transporte de narcóticos, também têm sido recrutados para contrabandear ouro e medicamentos falsificados, produtos que atraiam menos à atenção nas alfândegas.


De acordo com o especialista em Yakusa, os senhores que tentam ganhar a vida e a perdem atrás das grades, por lá ficam pois os contrabandistas não se importam com os velhinhos detidos, eles já contam com estas perdas no modelo de negócios.

Publicada: 19/09/2020

Comentários