RedeTV! News

VOLTAR

Governo francês reage a ataque a cemitério judeu

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O governo francês anunciou a criação de uma comissão nacional para combater o ódio contra judeus, muçulmanos e cristãos, um dia depois de um cemitério judeu ser vandalizado com mais de cem símbolos nazistas.


Ao menos 107 túmulos apareceram pichados com suásticas pintadas em lápides de sepulturas em que centenas de judeus estão enterrados.


Nesta quarta-feira (4), o ministro do Interior da França, Christophe Castaner, visitou o local. Ao lado de líderes da comunidade judaica do país, lamentou o episódio e anunciou a criação de uma comissão nacional para combater crimes de ódio contra judeus, muçulmanos e cristãos.


O primeiro-ministro francês, Emmanuel Macron, usou o twitter para expressar indignação. Ele escreveu: "o anti-semitismo é um crime e vamos combatê-lo até que nossos mortos possam dormir em paz."


A França tem a maior Comunidade Judaica da Europa. Cerca de 550 mil judeus vivem atualmente no país. O cemitério vandalizado por símbolos nazistas é conhecido por abrigar sepulturas de familiares de Karl Marx e do líder político socialista francês, o ex-primeiro-ministro Léon Blum.

Publicada: 04/12/2019

Comentários