RedeTV! News

VOLTAR

Ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, é alvo de mandado de prisão

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, foi alvo de um mandado de prisão preventiva em um desdobramento da Operação Lava Jato nesta terça-feira (19). A suspeita é que ele tenha ajudado na fuga de Dario Messer, considerado o 'doleiro dos doleiros'.


A operação é um desdobramento da 'Operação Câmbio, Desligo', batizada de Patron. Em espanhol, a palavra significa "patrão", uma referência ao apelido dado por Messer ao ex-presidente paraguaio. A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.


Após o mandado de prisão, Cartes, que governou o país vizinho de 2013 a 2018, teve a inclusão do nome na Difusão Vermelha da Interpol - lista de procurados distribuída em aeroportos do mundo todo.


A ação tem como alvos pessoas que ajudaram Messer a fugir ou ocultar seu patrimônio. Ao todo, 37 mandados judiciais expedidos por Bretas são cumpridos em Búzios, São Paulo e em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai. 


De acordo com a Polícia Federal, as investigações identificaram 20 milhões de dólares que teriam sido ocultados por Dario Messer, dos quais 17 milhões foram colocados em um banco do arquipélago caribenho das Bahamas e o restante dividido entre doleiros, casas de câmbio, políticos e empresários do Paraguai.

Publicada: 19/11/2019

Comentários