RedeTV! News

VOLTAR

MP exige eleição com lista tríplice para escolha de reitor em universidades

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória que altera as regras para a escolha de reitores nas universidades e institutos federais de ensino. 


A medida provisória com as novas diretrizes para a escolha dos reitores das universidades federais foi publicada em uma edição extra do diário oficial da união na noite de terça-feira (24). 


De acordo com o texto, é obrigatória a realização de consulta à comunidade acadêmica para a formação da lista tríplice, que será submetida ao Ministério da Educação e ao Presidente. No entanto, a MP estabelece pesos diferentes para os votos: o corpo docente terá peso de 70% e servidores técnico-administrativos terão 15%, mesmo valor destinado aos votos dos estudantes. O texto deixa claro que a escolha final cabe ao presidente, que não terá a obrigação de respeitar a classificação dos candidatos na eleição.


As regras também valem para a escolha dos reitores dos institutos federais de ensino. Atualmente, a prerrogativa da nomeação dos reitores já é do Presidente da República, mas desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula, em 2003, o indicado era sempre o primeiro nome da lista tríplice.

Publicada: 25/12/2019

Comentários