RedeTV! News

VOLTAR

Veto de Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento preocupa empresários

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Empresários de todo o país pressionam o Congresso Nacional para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento. Em vigor há oito anos, o incentivo fiscal reduziu o impacto da carga previdenciária das empresas.

O Congresso Nacional prorrogou o incentivo até o fim de 2021, mas Bolsonaro vetou a mudança. Os empresários já falam em demissões, pois a desoneração permite que as empresas paguem um tributo previdenciário de até 4% sobre o faturamento bruto.

Com o veto do presidente, passaria a valer novamente a antiga contribuição patronal que é de 20% sobre o valor do salário de cada funcionário.

A desoneração tem beneficiado empresas de 17 setores da economia que empregam mais de seis milhões de trabalhadores. Entre elas, construção civil, fabricantes de veículos e call centers. Só o setor de tecnologia da informação e comunicação estima que a mudança pode provocar a demissão de quase 100 mil profissionais nos próximos cinco anos. Outros 400 mil deixariam de ser contratados.

Publicada: 11/09/2020

Comentários