RedeTV! News

VOLTAR

Consumo colaborativo ajuda meio ambiente e cresce no Brasil

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O consumo colaborativo, que funciona por meio de trocas e compartilhamentos de bens ou serviços, vem ganhando cada vez mais adeptos no país. Uma pesquisa revela que oito em cada dez brasileiros estão dispostos a adotar essa prática que gera economia e ajuda o meio ambiente.


De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), houve um aumento na quantidade de pessoas dispostas a adotar a prática. No ano passado, 68% das pessoas ouvidas disseram que participariam do consumo colaborativo. Em 2019, o índice subiu para 81%.


O sistema vem ganhando espaço no dia a dia. Outros 74% disseram ter utilizado, pelo menos uma vez, alguma modalidade colaborativa. O mais comum ainda é a carona compartilhada para ir ao trabalho, faculdade ou viajar - 42%.


Outra forma de evitar o desperdício e economizar uma graninha é com o serviço de assinatura de roupas. Em São Paulo, uma empresária criou o primeiro guarda-roupa compartilhado do Brasil, que funciona no esquema de assinatura mensal. O cliente escolhe quantas roupas deseja pegar, paga um pacote, utiliza as peças e devolve no prazo combinado.

Publicada: 20/09/2019

Comentários