RedeTV! News

VOLTAR

Bancos podem prorrogar dívidas por até 60 dias

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


O mercado financeiro tem adotado medidas para tentar ajudar o cliente nesse momento de pandemia do coronavírus. Uma delas, anunciada na semana passada, permite que os bancos prorroguem vencimentos de empréstimos em até 60 dias, mas especialistas alertam que o cliente deve avaliar se a medida realmente vale a apena.

As facilidades foram apresentadas assim que o Banco Central também aliviou a vida dos bancos diminuindo os repasses dos chamados depósitos compulsórios, que é uma parte do dinheiro que entra nos bancos e deve ser repassada ao BC. A alíquota sobre estes valores caiu de 25% para 17% e pode injetar R$ 68 bilhões na economia.

A contrapartida dos bancos é pegar menos pesado na cobrança das dívidas de seus clientes. Os cinco maiores bancos do país anunciaram que poderão prorrogar por até 60 dias os empréstimos de pessoas físicas e micro e pequenas empresas, mas, para isso, os contratos devem estar em dia.

As medidas valem para contratos de empréstimos diversos, mas não se aplica à dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Além disso, os bancos podem ainda cobrar juros ao estender o prazo dos contratos.

Publicada: 27/03/2020

Comentários