RedeTV! News

VOLTAR

Há 25 anos, morria Tom Jobim, o grande maestro brasileiro

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Tom Jobim morria há 25 anos, no dia 8 de dezembro de 1994. O maestro que encantou até Frank Sinatra é sempre lembrado como sinônimo da excelência musical brasileira.


Foram 47 anos de serviços prestados à música. E que música! Inspirado pelas belezas do Rio e de Ipanema, Tom Jobim comporia aquele que é, talvez, o símbolo musical do Brasil: "Garota de Ipanema"


Com "Chega de saudade", cantada pelo amigo João Gilberto, mas produzida e arranjada por ele, o novo estilo musical catapultou o Rio de Janeiro e o próprio maestro ao estrelato mundial. A partir daí, Tom Jobim seria um dos grandes nomes da música brasileira.


A explosão internacional da Bossa Nova e de Tom Jobim o levou a parcerias incríveis e especiais. Uma delas, a maior de todas, é com Frank Sinatra.


O maestro sempre teve astros de primeira grandeza ao seu lado também no Brasil. Além de João Gilberto, o eterno amigo Vinicíus de Moraes é um deles. A parceria rendeu inúmeros clássicos da Música Popular Brasileira. Também compôs com Chico Buarque. Tocou e cantou com Elis Regina, Toquinho, Miúcha, entre outros. 


Quando começou a ser redescoberto pelos mais jovens, no florescer da década de 90, precisou retirar um tumor da bexiga, em Nova York. Morreria, em 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos. A partir daquele momento, a MPB nunca mais seria a mesma.

Publicada: 07/12/2019

Comentários