RedeTV! News

VOLTAR

Rio de Janeiro intensifica a fiscalização de máscaras

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Na cidade do Rio de Janeiro, a fiscalização do uso de máscaras foi intensificada no primeiro fim de semana com praças e parques reabertos. Nas praias, guardas municipais e policiais militares abordaram os banhistas que estavam na areia e quem caminhava sem máscara pela orla.


Os guardas municipais cumpriram a determinação da prefeitura e apertaram a fiscalização. 81 agentes espalhados por parques e praias da cidade abordaram quem não respeitava o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos. Quem era flagrado, recebia uma multa de R$ 107 reais e não ficava nada satisfeito.


"O cidadão ele recebe a multa direto no seu próprio CPF. Em 10 dias ele pode comparecer na sede da fiscalização sanitária para fazer o seu recurso. Uma vez não tendo a possibilidade de recorrer, ele tem que pagar a multa. Não pagando, havendo inadimplência poderá ser incluído na dívida ativa tal qual ocorre com quem tem multa de trânsito", explicou o subdiretor de operações da Guarda Municipal, Luciano dos Santos.


As praias ainda não foram liberadas para banhistas, por isso a paisagem não combinava nem um pouco com o sábado de sol no Rio. Por outro lado, na água, as atividades físicas estão permitidas. Os surfistas aproveitaram. Sinal verde também para a prática de exercícios no calçadão e na areia. Mas sempre com máscara. Algumas pessoas driblaram a fiscalização.


"Em algumas abordagens que a gente acaba fazendo, a pessoa tira do bolso a máscara e coloca. então, existe uma consciência sim, o que há nesse caso é uma conduta escolhida. Se a pessoa escolheu não proteger a própria vida, infelizmente, ela tem que ser corrigida", completou Santos.

Publicada: 11/07/2020

Comentários