RedeTV! News

VOLTAR

Órgãos que monitoram óleo no litoral dizem que situação é estável

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Quase cinco mil toneladas de óleo já foram retiradas das praias do litoral Brasileiro. O governo disse nesta sexta-feira (29) que a situação é estável.


Desde que a primeira mancha apareceu, nas praias brasileiras, quase cinco mil toneladas de óleo bruto foram retiradas do litoral. Mais de 800 localidades foram atingidas. Mas, já são dezenove dias sem nenhuma nova mancha de óleo bruto no mar. A informação foi divulgada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação, que é formado pela Marinha, Ibama e Agência Nacional do Petróleo. O atual momento é considerado estável e de monitoramento. No entanto, ainda não se pode descartar o aparecimento de novas manchas.


A grande dúvida continua sendo o que causou o desastre ambiental. Até o momento, o Grupo de Acompanhamento descartou apenas apenas a hipótese de que o vazamento tem origem natural. A principal desconfiança continua sendo que o óleo vazou de alguma embarcação que passou pela costa brasileira.


Também nesta sexta-feira (29), o Governo Federal publicou uma Medida Provisória que institui o auxílio emergencial pecuniário para os pescadores artesanais que foram afetados pelas manchas de óleo no litoral brasileiro. O valor do benefício será de R$ 1.996, divididos em duas parcelas. O saque poderá ser feito em até 90 dias, a partir da data da disponibilização do crédito.

Publicada: 29/11/2019

Comentários