RedeTV! News

VOLTAR

Incra: Ministério Público Federal investiga compra de tratores para doação

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O Ministério Público Federal investiga um esquema que teria usado o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, para beneficiar a reeleição de Deputados Federais no ano passado. Em Minas Gerais, foram gastos R$ 2,5 milhões com compra de tratores, que foram doados meses antes das eleições.


Em vídeo, o Deputado Federal José Silva Soares, o Zé Silva, do Solidariedade de Minas, participa do ato de entrega de vários tratores, todos zero quilômetro. Foi o próprio parlamentar quem postou em suas redes sociais, três meses antes das eleições.


O parlamentar distribuiu máquinas para produtores rurais de assentamentos no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. 25 cidades receberiam os veículos, em 20 delas, Zé Silva foi reeleito entre os mais bem votados. Segundo o Ministério Público Eleitoral, servidores do Incra participaram de algumas entregas e pediram votos para o deputado. Cada um custou R$ 75 mil. As máquinas estão neste estacionamento descoberto, dividindo espaço com carros e motos de funcionários e visitantes.


A auditoria feita pelo próprio Incra para apurar a compra dos tratores em ano eleitoral constatou que não houve nenhum critério técnico na escolha dos beneficiados e que em alguns assentamentos nem havia demanda para essas máquinas. O órgão não soube explicar por que os veículos estão estacionados no local há tanto tempo e também não tem previsão sobre quando eles serão entregues para as comunidades agrícolas.

Publicada: 13/12/2019

Comentários