RedeTV! News

VOLTAR

Fogo Cruzado: Rio de Janeiro registrou mais de sete mil tiroteios em 2019

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui

O ano mal começou e a região metropolitana do Rio de Janeiro já registra duas mortes por bala perdida. No ano passado, milhares de tiroteios assustaram os moradores.


Os dados são do aplicativo Fogo Cruzado, que monitora confrontos com armas de fogo. Durante 2019, a região metropolitana do Rio de Janeiro teve mais de 7 mil tiroteios. Somente na Avenida Brasil, que corta as zonas norte e oeste, foram 169 confrontos.


Nos corredores do BRT, sistema de ônibus em faixa exclusiva, ocorreram 250 confrontos. Outros 48 aconteceram perto da linha 2 do metrô. E 198 no entorno das linhas de trem dos subúrbios. Além de aumentar a sensação de insegurança, os tiroteios prejudicaram serviços básicos. Durante o ano passado, escolas e unidades de saúde deixaram de funcionar por causa dos confrontos.


Segundo a plataforma, 2.100 unidades de saúde foram afetadas. Mais de 1900 escolas deixaram de funcionar. 2.335 confrontos foram registrados em um raio de 300 metros das unidades de ensino. Os tiros nessas regiões provocaram 445 mortes.


Em São Gonçalo, na região metropolitana, quatro idosos morreram entre dezembro e os primeiros dias de janeiro. No domingo (5), Lisete Pereira, de 78 anos, foi atingida no peito quando estava no quintal de casa. Um dia antes, Ademir Nunes da Conceição levou um tiro durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes no morro do Salgueiro. No inicio de dezembro, Sandra Gomes, de 61 anos, foi baleada na nuca ao buscar o neto no colégio. E Maria dos Remédios de Jesus, de 68, morreu ao receber um disparo durante uma perseguição de policiais a criminosos.

Publicada: 08/01/2020

Comentários