RedeTV! News

VOLTAR

Comerciantes desrespeitam o isolamento social em São Paulo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


O isolamento social no estado de São Paulo não tem atingido o índice recomendado, que é de 70%. E dessa forma, a flexibilização da quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19), prevista para o próximo dia 11, pode ser suspensa. Neste sábado (25) a taxa ficou em 48%.


Segundo representantes da saúde, para achatar a curva de infectados o índice de isolamento social ideal é de 70%. Acima de 50% é considerado aceitável.


Para obter o levantamento de dados, a central de inteligência analisa informações enviadas pelas operadoras de telefonia móvel. O estudo leva em conta um raio de 200 metros da casa do usuário. Quando o cliente se afasta da residência, além do perímetro estabelecido, o isolamento social foi rompido.


Se até o próximo dia 11 o estado de São Paulo não atingir a média acima de 50%, a flexibilização da quarentena pode ser adiada.


"Nós estamos em curva ascendente.,mas com uma velocidade baixa. Mas nós não estamos em curva descendente. Por isso é preciso manter o isolamento social nesse nivel. Assim o sistema de saúde não é colapsado", disse o Dr. José Henrique Germann, secretário de saúde do estado.


"O fato de dar uma previsibilidade não significa dar as pessoas a oportunidade de relaxamento.Isso poderá ser revisto e quem faz essa revisão é a ciência. Se as pessoas não se protegerem e ficarem em casa, não adotarem os procedimentos que a saúde indica e recomenda, vamos rever as nossas posições", afirmou João doria, governador de São Paulo.

Publicada: 25/04/2020

Comentários