RedeTV! News

VOLTAR

Bariátricas crescem no Brasil e podem ser feita pelo SUS; veja relatos

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

A quantidade de cirurgias bariátricas feitas no Brasil aumentou 84% nos últimos oito anos. Mas, ainda assim, é insuficiente para a população que precisa do procedimento. 


O RedeTV News ouviu duas pessoas: uma que aguarda vaga para a operação e outra que conseguiu passar pelo procedimento. 


Em 2018, foram feitas 63.969 cirurgias no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) - um aumento de 4,38% em relação a 2017. 


Pelo SUS foram 11.402. Parece muito, mas representa só 1,16% da população obesa que necessita do procedimento, com índice de massa corporal acima de 35.


De acordo com o Ministério da Saúde, 13,6 milhões de brasileiros possuem este alto nível de IMC, que pode ainda causar outras doenças como diabetes, hipertensão e problemas do coração. O custo da obesidade pro governo, no Brasil, passa de 84 bilhões de reais ao ano.


É importante ressaltar que como toda cirurgia, a bariátrica tem riscos. São necessários meses de preparo antes e depois. A recuperação precisa de cuidados especiais, tanto físico como mental. Por isso, a primeira opção deve ser sempre a escolha por hábitos saudáveis.

Publicada: 13/09/2019

Comentários