Opinião no ar

VOLTAR

Ex-comandante do G.A.T.E: erramos em mandar usuários de droga para prisões

Assista aos nossos novos vídeos no YouTube e inscreva-se no canal!

REPRISE: No Opinião No Ar desta segunda-feira (9), Luís Ernesto Lacombe recebeu o ex-comandante do G.A.T.E (Grupo de Ações Táticas Especiais) e especialista em Segurança, Diógenes Lucca, que criticou veementemente a decisão do estado de Oregon, nos Estados Unidos, de descriminalizar drogas pesadas como cocaína, metanfetamina, LSD e outros. 


Porém, ainda segundo o ex-G.A.T.E, que é contra a legalização, a mudança na lei em 2006 que manteve o uso de drogas como crime, mas retirou a prisão para usuários, foi um "grande avanço".


"Quando eu me formei em 1984 era uma outra lei, a lei 6368, e eu cansei de prender pessoas que portavam uma pequena quantidade de entorpecente e iam pra cadeia. Eu achava que estava fazendo um bom trabalho tirando um dependente químico das ruas. Hoje, eu tenho uma consciência diferente: eu acho que meu trabalho não foi eficaz. Eu acabei complicando o problema, colocando gente que era usuária de droga, apenas, em um ambiente ruim que é o sistema prisional", relatou o especialista. 

Publicada: 04/01/2021

Comentários