Semana interenacional de vela de ilha bela

50ª edição

Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá Regata de Bairros para promover esporte na região

Redação RedeTV!

Ação contará com parceria da prefeitura e estará presente nas escolas da cidade

(Foto: Acervo SIVI)

Com o objetivo de estimular a rivalidade entre os velejadores locais, o Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo, vai promover a Regata de Bairros durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), que acontece entre 22 e 29 de julho.

A competição “secundária" contará com a participação de escolas e apoio da prefeitura da cidade. O bairro que vencer a regata deverá somar o maior número de pontos, levando uma premiação simbólica para casa. É importante lembrar, no entanto, que os pontos não serão considerados para a SIVI.

“Queremos fazer uma disputa como o tradicional futebol de bairro, só que com barcos. Como no futebol, o morador vai comentar sobre a vitória do barco dele no barzinho do bairro, vai começar a acompanhar mais de perto. Nós moramos numa ilha, a nossa aptidão natural está ligada ao mar. Queremos intensificar essa ligação, trazendo uma identificação entre a população e a Vela”, explicou o organizador técnico da Semana de Vela de Ilhabela, Cuca Sodré.

Esta será a primeira vez que a Regata de Bairros vai acontecer, uma novidade que chega justamente na 50ª edição do maior evento da modalidade na América do Sul.

Segundo a prefeitura de Ilhabela, a ação também fará com que o esporte esteja mais presente nas escolas da região, aproximando as crianças da corrida de velas.

Quem pode participar?

Segundo os organizadores da SIVI, os participantes da Regata de Bairros serão velejadores que moram em Ilhabela ou que tenham uma residência fixa no litoral norte de São Paulo.

Como funciona?

A escola de cada bairro da cidade vai escolher um dos barcos como base para promover trabalhos com os estudantes. Os velejadores das equipes escolhidas visitarão as escolas e vão promover uma palestra para contar sobre a trajetória e sobre o veleiro. A partir disso, os professores propõem um trabalho aos alunos, e os resultados são expostos nos colégios.

“Estamos plantando uma sementinha, despertando nas crianças o interesse pela vela, levando um pouco de conhecimento. E elas vão transmitir esse interesse para os pais. Vão chegar em casa, comentar sobre os barcos, sobre o velejador que esteve na escola dela. Assim, trazemos a comunidade para perto do esporte”, completou Sodré.

Durante a SIVI, os melhores trabalhos de cada escola poderão ser expostos no Race Village.

Transmissão ao vivo

A partir do próximo sábado (22), a RedeTV! fará uma cobertura completa da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Recomendado para você


Comentários